segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Bolo de Água

Ingredientes:
6 ovos
300 g açúcar
200 g farinha de trigo
3 c. sp fermento em pó
4 c. sp de água
raspa de um limão



Bater o açúcar com as gemas e a raspa. Juntar a água aos poucos, seguindo-se a farinha e o fermento e, finalmente as claras em castelo. Envolver delicadamente e levar ao forno numa forma untada com margarinha e polvilhada com farinha.
Nota: Usar uma forma grande porque este bolo cresce, cresce e... cresce! Para quem gosta do estilo pão-de-ló mas não quer gastar mil claras esta é a solução ideal. Fica muiiiiittto fofo e é de comer e chorar por mais! Bom apetite :)

terça-feira, 20 de novembro de 2007

A minha Madrinha!

Depois de "espreitar" em muitos blog's apercebi-me que na larga maioria há uma madrinha. Não sei exactamente o que significa. Mas sei que só me lembrei de uma pessoa para esse "cargo". Porque foi ela que me pôs o bichinho para este blog, porque foi ela que me fez (re)descobrir o prazer de criar e porque é ela que me recebe sempre com um largo sorriso. E porque às vezes descobrimos amigos que já estão, literalmente ao nosso lado, há anos. Infelizmente só em momentos tristes nos apercebemos disso. Mas é apartir daí que vivemos muitos outros bem mais sorridentes.
Obrigada Carla!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Queijadas de Leite

Ingredientes:
500 g de açúcar
100 g de farinha
3 ovos
50 g de manteiga
5 dl de leite

Coloca-se a manteiga no leite e vai ao lume até derreter completamente (ou até o leite levantar fervura). Entretanto, batem-se todos os restantes ingredientes com a varinha mágica. Adiciona-se o leite, sem parar de bater. Deixa-se repousar por 2 a 3 horas à temperatura ambiente. Distribui-se por formas metálicas que vão ao forno em banho-maria num tabuleiro. Dica: Ao retirar do forno virar imediatamente as formas para baixo sobre uma superfície plana. Desenformam-se frias. Isto evita que "encolham". Nota: Se os ovos forem pequenos, acrescenta-se mais um. Esta receita dá +/- 15 unid. Aceitam-se encomendas! :)

sábado, 10 de novembro de 2007

Bom Dia de S. Martinho!

"Quentes e boas" é a frase que ouvimos acompanhada de um aroma inebriante e muiiittto tentador: castanhas assadas! As castanhas estão inevitavelmente associadas a Outono e, incontornavelmente, ao Dia de São Martinho. Mas de onde vem esta lenda? Reza a história que "São Martinho pertencia às legiões do imperador Juliano. Num certo dia, em pleno Inverno, sob vendaval e neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu às portas de Amiens um mendigo seminu, tiritando de frio. O Santo sofreou o cavalo, pegou na espada e cortou ao meio a sua capa de agasalho, dando metade dela a esse peregrino. Envolto na outra metade, S. Martinho sacudiu a rédea e prosseguiu a viagem no meio da tormenta. Porém, subitamente a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, aparecendo assim um sol resplandecente. Segundo a mesma lenda, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, Deus dispôs que em cada ano, na mesma época em que São Martinho se desapossou da metade da sua capa, que se interrompesse o frio e que sorrisse o céu e a terra.” É tradicionalmente no dia de São Martinho que se "inaugura" o vinho novo, que este se prova e se atestam as pipas, tudo ao sabor do fruto do Outono: a Castanha.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Obrigada mori!

No domingo passado recebi este presente que me deixou com a lágrima no canto do olho. Obrigada mori! Contra as adversidades, contra as bruxas mentirosas e oferecidas, contra a mesquinhez, o nosso amor tudo vence. Sobretudo a maldade de quem pensa que é gente. Porque o nosso amor é sempre mais forte. Porque juntos sorrimos. Porque juntos vivemos. Porque juntos crescemos a cada obstáculo. E porque nós somos mesmo assim; há quase 5 anos sempre juntos... até ao infinito e mais além! :)

Para conseguir inserir o video no blog, fui "obrigada" a reduzir a qualidade de som e imagem... o original esse sim, está perfeito! Para visualizar o video correctamente, tem de se parar o video da Shania Twain (no fim do blog). Demora algum tempo a carregar...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Parabéns!

E porque a "sogrinha" faz anos na 6f: eis uma lembrança acabadinha de fazer! Vai-lhe dar jeito p´rás dezenas de bombons que recebe pelo Natal! P A R A B É N S! Xiuuuuu que ela ainda não o viu, ok? :)

Técnica do Guardanapo

Estes são os meus 1ºs trabalhos com a Técnica do Guardanapo. Para principiante acho que até ficaram engraçados! De cima para baixo: vaso em cerâmica, taça em madeira para frutos secos e um pot-pourri. Tenho de agradecer à amiga Carlinha pela ajuda, conselhos, dicas e algum material. E também por algo que não se vê: graças a ela (re)descobri o gosto pelos trabalhos manuais e pelo prazer que é dar vida à nossa imaginação! Obrigada!

domingo, 4 de novembro de 2007

Bolo de Batata

Ingredientes:
2 ovos e 2 gemas
250 g açúcar
125 g batata cozida
100 g de farinha Maizena
Cozem-se as batatas em água e sal. Escorrem-se e passam-se no passador. Batem-se os ovos inteiros, as gemas e o açúcar até triplicar o volume. Adiciona-se a batata e bate-se muito bem. Junta-se a farinha levemente, sem bater. Barra-se a forma com manteiga (pode-se também forrar com papel vegetal). Deita-se o preparado na forma, vai ao forno quente (230º), reduzindo o calor para 160º. Coze rápido.
Nota: Nunca vi uma foto deste bolo, logo não sei se o resultado final pretendido é aquele que está na foto. Ficou com consistência de queijada e não cresce muito. Sugiro uma forma de tarte. Para quem gostar, fica muito bom polvilhado com canela! Se alguém resolver experimentar, agradecia que me dissesse se ficou realmente assim!

sábado, 3 de novembro de 2007

Bolo de Fubá

Ingredientes:
4 c. chá fermento pó
1 cháv. chá leite
3 c. sp margarina
1 cháv. chá farinha de fubá
2 cháv. chá farinha de trigo
2 cháv. chá açúcar
4 ovos
Opcional: 1 c. chá essência de baunilha +1 c. chá erva-doce em pó
Bater as claras em castelo firme, enquanto simultaneamente se acrescenta o açúcar e continua a bater. Aos poucos, adicionam-se todos os ingredientes, sempre sem parar de bater, sendo que o fermento deverá ser o último a ser colocado. Por fim, coloque a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, em forno médio. Coze em, aproximadamente, 30 minutos.
Sugestões: usar chávenas e colheres rasas; trocar o leite comum por leite de coco e adicionar coco ralado à massa; aumentar a quantidade de fubá e acrescentar outra c. chá de erva-doce.
Nota: Este é um bolo tipicamente brasileiro. O fubá (originalmente farinha de mandioca, mas que quem não gosta substitui por farinha de milho) tem um sabor muito característico, daí que algumas pessoas não o apreciem... Nesta receita foi usado o tradicional, de mandioca.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Brrrrr.... já tá tanto frio!!!!

Pois é... apesar do brilho ofuscante do Sol e do azul intenso do céu, a verdade é só uma: o frio já chegou e está com vontade em se instalar por largos meses... As noites são grandes e só dá vontade de ficar enroscada ao quentinho da lareira, a qual eu acenderia se a tivesse lollll Ainda assim tenho feito algumas coisinhas, as quais só aparecerão por aqui daqui a alguns tempos. A época do Sr. das Barbas Brancas aproxima-se a passos largos e a imaginação já é mais do que muita! Depois do Natal, surgirão as fotos... senão lá se iam as surpresas :)